segunda-feira, 26 de abril de 2010

Disciplina Pessoal

Autodisciplina e Sucesso

Por Rick Warren

Ao longo dos anos que trabalho com pessoas, tenho observado que aquelas que alcançam as mais elevadas realizações, geralmente possuem, pelo menos, uma coisa óbvia em comum: disciplina pessoal. Pessoas de sucesso estão dispostas a fazer coisas difíceis que pessoas comuns não querem fazer.

Como líder de uma organização com mais de 20.000 associados sob os meus cuidados, tive oportunidade de conhecer e aconselhar muitos dos mais bem sucedidos homens de negócios e líderes profissionais da nossa região. Nos nossos encontros, eles ensinaram-me muito sobre sucesso e as características indispensáveis para alcançá-lo. Observei que a pessoa bem sucedida expressa autodisciplina da seguinte maneira:

  • Domina o seu estado de espírito. Vive segundo os seus compromissos e não conforme as suas emoções. Pessoas que fazem o que é certo, mesmo quando não têm vontade de o fazer, realizam a maior parte do que tem sido feito no mundo! “Como cidade derrubada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” (Provérbios 25:28). “O que guarda a sua boca, preserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios tem perturbação”. (Provérbios 13:3).
  • Refreia as suas reações. Quanto pode suportar antes de perder a calma e permitir que as suas emoções assumam o controle? “A sabedoria do homem lhe dá paciência; a sua glória está em esquecer as ofensas.” (Provérbios 19:11).
  • Mantém-se dentro do horário. Se não determinar como vai gastar seu tempo, pode estar certo que outros o decidirão no seu lugar! “e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno (Efésios 6:15, 16).
  • Administra bem o seu dinheiro. Aprendeu a viver com menos do que ganha e investe a diferença. O valor de um orçamento consiste em poder dizer ao seu dinheiro onde quer que ele vá, ao invés de ficar a imaginar onde é que ele foi parar! “Há tesouro desejável e azeite na casa do sábio, mas o homem insensato os devora” (Provérbios 21:20).
  • Mantém-se saudável. Cuidando de si mesmo fisicamente, uma pessoa consegue fazer mais e desfrutar das suas realizações. “Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (1 Tessalonicenses 4:4).

Em que área da sua vida precisa de desenvolver mais o autocontrole? A disciplina que estabelecer hoje determinará o grau do seu sucesso amanhã. Mas é preciso mais do que força de vontade para que o autocontrole seja duradouro. É preciso um poder superior a si mesmo. Boas intenções por si só não são suficientes.

Considere esta promessa da Bíblia: “Porque Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação” (II Timóteo 1:7). Ele pode dar-nos força e decisão necessárias para fazer aquilo que não podemos por nós mesmos.