quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Principios de Batalha espiritual

Conheçamos e prossigamos em conhecer. (Os 6:3)

Revendo nossas bases espirituais.

 

“A nossa luta não é contra sangue ou carne, mas contra principados, potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes” (Ef. 6:12).

.

"Luta" quer dizer confronto. Quer dizer combate!

 Paulo se dirige "aos irmãos", isto é, o assunto abrange toda a Igreja.

 

Trazendo à memória aquilo que nos da esperança “que nos da vitória”.

 

Fazer debate sobre temas em destaques.

 

O reino natural e o reino espiritual: Eles existem de fato! Como compreender melhor como funciona ambos os reinos?

Por exemplo:

        As leis Naturais: o mundo que conhecemos, este nosso rei­no físico, humano, nossa Terra, é regida por leis que cha­mamos de "LEIS DA NATUREZA", ou naturais. O nosso mundo funciona do jeito que funciona por causa delas. As­sim, uma pedra jogada para o alto volta por causa da lei da gravidade; um tronco incendiado vira cinzas porque a rea­ção de combustão transformou a sua massa em energia térmica e luminosa.

         O Reino espiritual? .......... "Deus é Espírito" (Jo 4:24). Sabemos que, no princípio, o "Espírito de Deus pairava sobre as águas" (Gn. 1:2).  O "além e o abismo” (O inferno e a perdição) estão descobertos aos olhos de Deus (PV. 15:11). As leis que regem o Reino Espiritual são muito diferen­tes das Leis do Reino Físico. E impossível explicar pelas vias naturais como foi a ressurreição de Lázaro, como se multi­plicaram pães e peixes, ou como se deu a travessia pelo Mar Vermelho!

Conclui-se então que: a Batalha Espiritual é uma reali­dade que nos envolve a todos, origina-se nesta dimensão Espiritual que é regida por outras leis e habitada por ou­tros seres, mas reflete-se no mundo físico e nos envolve enquanto seres humanos. Lembram-se do exemplo de Jó? Ele estava enfrentando uma Batalha Espiritual, embora não soubesse. Foi o próprio diabo que pediu permissão a Deus para atacar sua vida. Começou no Reino Espiritual, mas as conseqüências foram físicas.

Observando ainda Efésios 6-12, a luta não é contra "san­gue e carne", isto é, seres humanos. Contra quem lutamos então?

Rede hierárquica demoníaca

 

Versículo 11: 1º o diabo.

Versículo 12: 2º principados, 3º potestades, 4º dominadores, 5º for­ças espirituais da maldade.

 

Vers. 11 - 1) O DIABO

General do exército inimigo. Seu caráter é o pior possí­vel, sua crueldade não tem parâmetros. Observe alguns dos seus adjetivos: "pai da mentira", "destruidor", "ladrão", "ho­micida", "o que procura devorar como leão", "o que vem pe­cando desde o princípio", etc, etc, etc.

No versículo 11 Paulo fala das suas "astutas ciladas", ou seja, toda sorte de armadilhas. E não sejamos simplistas em achar que as ciladas do diabo consistem em cavar um buraquinho e cobri-lo com folhas. Se dependesse dele ne­nhum buraco seria tão fundo quanto ele gostaria.

O diabo tem poder. Não é comparável ao Poder de Deus, mas ele tem poder. E inteligente, mais do que qualquer ser humano poderia ser.

Se Jesus, e Paulo, e João falaram tanto acerca do diabo, sua atuação e, principalmente, a atuação no final dos tempos (que é agora!)... É porque queriam chamar nossa atenção para isso. Se possível fosse, até os eleitos seriam enganados. (MT. 24:4-5,9-11,15-26; II TS. 2:3-12; I Jo 2:18-23; Ap. 13:1).

 

Vers. 12

Principado: quer dizer "Aquele que tem dignidade de Príncipe", Autoridade Imperial. Também é um termo utilizado para fazer referência ao Território sob o domínio de um Príncipe. São demônios ligados ao go­verno e domínio de regiões inteiras do Globo Terres­tre, mais especificamente Norte, Sul, Leste, Oeste (aspecto não ligado ao texto, mas a outras referênci­as). São em número não elevado e muito poderosos; os mais poderosos abaixo do próprio diabo.

Potestade: termo também associado a Poder, Potên­cia, Força. Refere-se a entidades que são príncipes de Nações (e não mais regiões extensas do Globo). São em número muito maior, mas decrescem um pou­co em poder e independência.

Dominadores e Hostes Espirituais: os primeiros co­mandam os últimos: militarmente falando, os dominadores seriam algo como tenentes ou sargen­tos. E o grande contingente do exército são os solda­dos (hostes). Estes crescem absurdamente em nú­mero e não são mais responsáveis por Nações. Não são mais demônios territoriais. No caso, os dominadores seriam governantes de cidades, bairros, regiões menores. As hostes malignas teriam atuação mais a nível individual.

 

Portanto, esta Introdução tem por objetivo dar o aler­ta: não menosprezemos o inimigo! Este é o pior jeito de começar qualquer confronto. Antes busquemos de Deus a postura correta, a visão verdadeira! Não fiquemos nem aquém... e nem além... do necessário.

Mais Oséias fala que o povo de Deus é Destruído por falta de conhecimento, por desprezar seus mandamentos. E o pior, são os chamados de Deus, quem tem desprezado. (Os 4:6) “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

Thiago nos orienta no cap. 4 vs. 7, a resistir ao diabo e ele fugirá de nós. Mais esse resistir, por muitas vezes, parece estar tão distante do nosso alcance, quanto mais ele fugir de nós, (um tempo em tréguas) isso parece impossível. Mas nos primeiros versículos do capitulo 4, nos fala sobre a guerra, que temos cravado em nosso interior, guerra essa que temos sido destruídos, temos verdadeiramente levado a pior, pois cobiçamos o que não é do agrado de Deus, nos frustramos com as nossas orações que não são respondidas e com isso conseqüentemente adulteramos com o mundo onde vivemos, pois se não vem do alto a ajuda, procuramos então uma “auto-ajuda” por aqui mesmo. Por isso nos verso 5, temos visto o Espírito santo entristecido e com ciúmes de sua noiva. Mas no verso 6 (extraído de PV. 3:34) ele nos anima dizendo “(Deus se Opõe aos orgulhosos mais concede graça aos humildes). Vamos nos concentrar um pouco mais no versículo 7, desse mesmo texto. Temos aqui, duas atitudes e uma conseqüência: “Portanto, submentam-se a Deus, resistam ao diabo, e ele fugira de vocês.” (Tg 4:7).

 

1º atitude: Submissão. Em, (I PE 5:6) “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” Submissão no sentido de dependência da misericórdia, da proteção e da vontade Dele. Muitas vezes essa submissão vai nos levar a passarmos por cima das nossas razões, pois O senhor estará de olho nas nossas atitudes, “pois são as atitudes que nos traz a honra e não as nossas razões.”

 

2º atitude: Resistência. (I PE 5:8-10) “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.  “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.”

Devemos aumentar nossa vigilância e permanecer na fé.

2º a) Aumentar a vigilância é como aquela sentinela que esta sobre uma alta torre, não podemos deixar que nada tire a nossa visão do lugar a qual estamos guardando. E os demônios, estes são astutos, eles nos leva a colocarmos a nossa atenção para algo de menor importância enquanto ele está se infiltrando por outras áreas, e conseqüentemente minando nossas bases sem que percebamos.

2º b) Permanecer na fé.     “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é se ouvida mediante a palavra de Deus.” (ROM 10:17).

Resistir ao diabo não é apenas dizer palavras de encantamentos (ou desencantamentos), mais resistir ao maligno é estar com a vida no altar, onde o pecado é um acidente em nossas vidas, não tendo o poder de tirar a nossas vidas debaixo da poderosa mão de Deus. Isso é fé. E essa fé só nos é derramada mediante o conhecimento!!!

Voltando um pouco. - E pra que não sejamos destruídos? “Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.” (Prov. 4:13).

VS. 5 - Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.

VS. 6 - Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.

VS. 7 - A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.

VS. 8 - Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

VS. 9 - Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.

 

(Prov. 1:5)

O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;

VS. 7 - O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

 

 O diabo é General do exército inimigo. Seu caráter é o pior possí­vel, sua crueldade não tem parâmetros. Observe alguns dos seus adjetivos: "pai da mentira", "destruidor", "ladrão", "ho­micida", "o que procura devorar como leão", "o que vem pe­cando desde o princípio", etc, etc, etc.

Ele pode ser tudo isso e mais um pouco. Mas em Cristo Jesus somos mais do que vencedores, maior é aquele que está em nós do que aquele que no mundo está.

O diabo não tem poder contra um ungido (mais desde que, este, esteja vivificado na palavra e no Poder do Espírito santo). Pois a letra mata, mais o espírito vivifica. “Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.” (PV 1:23)

 

Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor! (Os. 6:3)

 

UM PEQUENO ESTUDO SOBRE ANJOS

Nossos aliados.

 

1) A REALIDADE DOS ANJOS

Os anjos são citados cerca de 300 vezes em toda a Bí­blia, sendo que no livro de Apocalipse se encontra o maior número de relatos.

Não há nada que seja mencionado na Palavra de Deus por mero acaso. Tudo que está escrito, assim está com um pro­pósito definido. Deus não despenderia seu tempo em men­cionar e relatar fatos envolvendo anjos se estes não exis­tissem, ou se seu valor não fosse expressivo para Deus! E muito menos se estes não tivessem nenhuma relação com os filhos de Deus!

Se a Bíblia é uma carta aos filhos, e ela menciona os anjos... então é porque estes têm algo a ver com os filhos.

Até Jesus chegou a citar os anjos em seus ensinos:

     Nas parábolas - Ex. Parábola do Joio (MT. 13:39).

     Como associados à Sua segunda vinda (MT. 24.31).

   Que se alegram com mais uma vida que é escrita no livro da Vida (Lc. 15:10).

    Estavam à Sua disposição, no momento de necessida­de (MT. 4:11; 26:53).

 

2) QUEM SÃO OS ANJOS?

 

ANJO = MENSAGEIRO

 

Anjos são seres espirituais dotados de inteligência, cons­ciência própria, e de posse de um caráter moral. Seu conhe­cimento excede o dos homens.

Eles conhecem os planos de Deus para o mundo e para os homens mediante revelação de Deus (Ap. 10:5-7; 17.1-18).

São capazes de desempenhar suas tarefas com sabedo­ria e zelo, a mando de Deus e a serviço dos homens (Sl. 103:20; Hb 1:14); ainda que não sejam oniscientes, onipresentes ou onipotentes.

São emotivos, e se alegram em servir a Deus (Jó 38:7). Não devem receber adoração dos homens (Ap. 19-10).

O seu número é espantoso! São comparados às estrelas do céu! (SI. 148:2). Quantas estrelas há no céu??? Bilhões!!!!

Lc. 2:13-15 mencionam apenas uma parte do que seria uma legião de anjos. Quando Jesus disse que poderia ter chamado em seu auxilio doze legiões de anjos, isso signifi­ca que poderiam ser cerca de 54.000 a 63.600 anjos!!!! (MT. 26:53). Este cálculo foi feito com base no que seria uma Legião do Exército Romano, ponto de referência para este texto: uma Legião Romana era composta por 4200 a 5000 homens e 300 cavaleiros! (Ref. "A Civilização Roma­na" - Pierre Grimal).

Ap. 5:11 diz que "o (seu) número era de milhões de mi­lhões e de milhares de milhares". Podemos arriscar dizer que o numero total de anjos pode ser comparado ao numero total de seres humanos em TODA A HISTÓRIA!!!!

 

3) QUAL SUA FORMA DE ATUAR?

·       GUARDAM E PROTEGEM OS FILHOS DE DEUS

·       DÃO ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

·       TRAZEM PROFECIAS

·       TRAZEM ENTENDIMENTO DE VERDADES

·       ESPIRITUAIS

·       TRAZEM RESPOSTA DE ORAÇÃO

·       TRAZEM SINAIS

·       SUPREM NECESSIDADES

·       DESTROEM INIMIGOS

·       TRAVAM LUTAS DIRETAS COM DEMÔNIOS

·       OPERAM SINAIS NA NATUREZA

 

 

Principais Textos.

 

ÊX. 20:20-23 ; I Re 19:5-8 ; II Re 19:35 ; II Cr. 32:21 ; Sl. 91:11-12 ; Is. 37:36 ; Dn. 6:22 ; Dn. 8:15-19 ; Dn. 10:5-21 ; Lc. 1:13,18-20 ; Lc. 1:26-38 ; At. 8:26; At. 12:6-11; Jd. 9; Ap. 12:7-9; Ap. 16:17-21; Ap. 17:1-3, 7, 15.

 

4) UM POUCO MAIS DAS FUNÇÕES ANGELICAIS:

Existem cinco tipos de anjos que a Palavra de Deus men­ciona. São cinco categorias angelicais com patentes e fun­ções bem definidas:

 

Guerreiros e Ministradores: Anjos e Arcanjos

A grande maioria das aparições angelicais de toda a Bíblia é desta categoria, anjos ou arcanjos.

Parte dos anjos criada por Deus é guerreira, e forma um exército cujo capitão é o Arcanjo Miguel, um dos primeiros príncipes: "Miguel e seus anjos" quer dizer "anjos sob a liderança de Miguel" (Ap. 12:7; Dn. 10:13; Dn. 12:1). Miguel tem sido colocado por Deus para defender o Seu povo, opon­do-se contra os seus inimigos. Este grande e poderoso exército tem pelejado ao longo da História, mas nenhuma tão tremenda quanto às grandes batalhas que ainda estão por vir. Eles pelejarão contra todo o exército do Mal.

O termo "Jeová Sabaoh", ou "Senhor dos Exércitos", faz menção a isto. Ou seja, quer dizer "Senhor dos Exérci­tos Celestiais", ou "Senhor dos anjos"!

Naturalmente existe uma hierarquia entre eles. Se não fosse assim, Miguel não teria ido em auxílio de um anjo de menor poder do que ele mesmo.

Há também anjos ministradores, cuja maior função não é combater, mas trazer consolo, alívio e direção: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor do que hão de herdar a salvação?" (Hb 1:14).

 

Anjos Ligados à Adoração: Querubins e Serafins

Os Querubins são citados quando a Glória e a Santidade de Deus estão também presentes. Normalmente eles estão no Céu, perto de Deus, a não ser que haja necessidade de vir à Terra. Ao que parece, eles estão mais perto do Trono e sua principal função é adorar.

No cativeiro babilônico, Ezequiel teve revelação da Glória de Deus, e isto envolveu a visão de quatro criaturas. Depois estas são identificadas como Querubins. Em Apocalipse, a visão relacionada à Glória e ao Trono do Senhor também en­volve a presença destas quatro criaturas (seres viventes). (Ap. 4:6-9; Ez. 1:4-28; Ez. 10:3-5,10-14,18-22).

As visões descritas são muito estranhas porque vão com­pletamente além da experiência e entendimentos humanos. Inclusive deve haver uma total falta de palavras para des­crever o que foi visto. Mas fica claro que eles são indescritivelmente poderosos, com aparência de brasas ou bronze polido, e de movimento como o relâmpago! A luz inunda tudo à sua volta, e seu resplendor é incomparável!

Os Querubins são anjos da mais alta hierarquia, sua be­leza, poder e caráter são impossíveis de serem descritos. Por isso Ezequiel usa de tudo o que é conhecido de melhor na época para tentar descrevê-los. E em Ez. 1:28 se diz que "esta era a aparência da Glória do Senhor".

Em outros trechos da Palavra de Deus eles são citados também como estando perto de Deus (II Sm. 6:2; SI. 80:1; Sl. 99:1).

Figuras de Querubins aparecem também adornando o Propiciatório que estaria sobre a Arca, no Tabernáculo, em forma de imagens de ouro. As figuras dos Querubins tam­bém foram bordadas nas dez cortinas de linho que formari­am as paredes internas e o teto plano do Tabernáculo, bem como no véu que separaria o Santo dos Santos do Lugar Santo. Naturalmente isto não é por mero acaso, pois tudo tinha a ver com a expressão da Glória de Deus.

No Santo dos Santos a "Shekinah" se manifestava! E todo o ambiente interno do Tabernáculo exibia imagens e mais imagens de Querubins. Sem dúvida isso simbolizava a pre­sença destes seres, de uma guarda especial e tremenda destacada por Deus, totalmente real no Reino Espiritual, a volta e dentro do Tabernáculo (Ex. 25:17-22; 37:7-9; 26:31; 36:8; 26:31; 36:35).

Em outras palavras, os Querubins simbolicamente "de­marcavam" o local de manifestação divina na Terra!

Repare que eles aparecem também em Gn. 3:24, guar­dando a árvore da Vida com suas espadas flamejantes.

Note mais um detalhe importante! Satanás era um Querubim e, acima disto, ele era um Querubim ungido! (Ez. 28:14). O que significa que ele tinha algo a mais, uma capacitação a mais dada por Deus que ou outros não tinham! Não existe outro texto dizendo que algum Querubim rece­beu uma Unção especial.

O respeito entre as patentes é observado quando o /Ar­canjo Miguel encontra com satanás.

Embora seja ele um dos primeiros príncipes, não ousa re­preender o diabo, mas diz: "O Senhor te repreenda" (Jd. 9).

Os Serafins são citados menos vezes, mas também es­tão associados à presença próxima de Glória de Deus. Em Is. 6:1-7 é narrada a visão do Trono e das vestes do Se­nhor, que enchiam o Templo. Os Serafins voavam acima do Templo e exaltavam a Santidade de Deus. A voz do seu cântico abalava as estruturas do Templo e ele se encheu de fumaça, tal era o poder destes seres e a indescritível pre­sença de Deus naquele lugar!!!

Diz o texto que Isaias foi tocado por um Serafim, e ele tinha na mão uma brasa viva do Trono de Deus. Assim foi Isaías perdoado e comissionado para o trabalho pro­fético.

 

Os Anciãos:

Citados algumas vezes em Apocalipse, veja algumas das referências: Ap. 4:4,10-11 ; 5:5-9,14.

"Parecem ser seres angélicos, cuja função é (também) adorar e servir a Deus. Uma tradição os identifica como representantes tanto de Israel (as 12 Tribos), quanto da Igreja (os 12 apóstolos)".

(Segundo comentários da Bíblia de Estudo Vida).

Compare, por exemplo, com a descrição da Nova Jeru­salém no final do livro (Ap. 21:12-17; Ap. 22:2). Também cita 12 portas, 12 anjos, 12 tribos, 12 fundamentos, 12 apóstolos.

As dimensões da cidade: 12000 estádios, com uma mu­ralha de 144000 côvados. No meio da praça está a Arvore da Vida, que produz 12 frutos.

O número 12 (e seus múltiplos) tem sempre uma conotação de Governo Divino.

Em suma: peça a Deus constantemente que Ele envie Seus anjos para proteger você, sua casa, seus negócios. A pre­sença deles precisa ser invocada, e o Senhor dará ordens para que eles venham, e estejam sempre ao seu redor! O número e a patente dos anjos destacados para acompanhá-lo serão de acordo com a intensidade de lutas que você en­frenta.

 

 

 AUTORIDADE CONTRA O INIMIGO:

Salmo 91, promete o livramento contra nossos adversários de diversas formas (SI. 91:3-8,10-13). Mas a condição para tal livramento é "ha­bitar no esconderijo do Altíssimo, e descansar à sombra do Onipotente (...), fazer Dele a nossa morada, o nosso refúgio e baluarte, com confiança (Sl 91:1-2, 9,14-16). É preciso ape­gar-se a Ele com amor e conhecer o Seu Nome para obter o livramento, a salvação e a glorificação do Senhor. Não con­fiamos em quem não conhecemos. A confiança vem da comu­nhão, da intimidade, do relacionamento! Isso quer dizer que jamais entraremos no esconderijo do Altíssimo sem conhecê-lo, jamais a Sua sombra estará sobre nós, se nós escolhermos estar longe Dele! Nunca Ele nos será refúgio e baluarte... se não o obedecermos! Como fazer do Senhor a nossa morada sem estarmos sujeitos aos princípios da Sua Palavra???

 

Enfim: É preciso rever, rever, rever o nosso Cristianismo! As promessas existem, mas há condições para que se cumpram em nossas vidas. Como reivindicá-las sem fazer a nossa parte?

Deus é Deus de Misericórdia e Graça, que tem prazer em nos auxiliar. Mas no que diz respeito ao confronto com as Trevas (e o Salmo 91 está falando de um confronto) não aconselhamos ninguém a reivindicar promessas sem antes reformular e rever as bases do seu compromisso com Deus.

 

 

 

 

(NOTA: Estudo sobre anjos, retirado do livro Táticas de guerras-Daniel Mastral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário