quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Shekinah + Mishkan ( Templo do senhor)



Tradição judaica

Shechinah

De acordo com tradição judia o esplendor do Shechinah, com suas bênçãos incontáveis, "restos" se manifestam naqueles que são piedosos e íntegros. De acordo com os antigos Rabinos o Shekinah aparece no meio de pelo menos um "minyan" de adoradores quando eles oram na congregação, e de dois ou mais judeus quando eles se ocupam no estudo da Torah, ou em um homem quando ele recita o Shema. Também é dito que o Shekinah habita no puro, no benevolente, e no hospitaleiro, e no marido e esposa quando eles vivem em paz e harmonia. Os antigos Rabinos também disseram que o Shekinah apareceu antes de Moisés na Sarça ardente, repousando no Tabernáculo no Deserto no dia da sua dedicação, e no Santo dos Santos no Templo em Jerusalém, e iluminará a felicidade dos justos (Heb. tzaddikim) no mundo porvir.

Os escritos do Talmude concebiam o Shekinah como uma essência espiritual de beleza indescritível e de grande resplendor. Geralmente era falado como uma luz brilhante ou um esplendor e quando se aproximva, era anunciada por um tilintar como um sino etéreo. Uma interessante lenda judaica descrevia Moisés agonizante, até ser envolvido amorosamente nas "asas" do Shekinah.

É dito que, " Onde quer que o povo judeu vá, o Shechinah o segue ".

Bat Kol

É interessante examinar a tradição do Bat Kol que era a voz de Deus proclamando a Sua vontade e intenção, os seus julgamentos e as suas promessas, as suas advertências e suas ordens para as pessoas, tribos , e às vezes para todo o Israel. A Tradição judaica sempre falou do Bat Kol. Quando o Torah foi escrito no Sinai, que a Bíblia diz:

Dt 4:12 " Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma."

O Bat Kol soou misteriosamente em momentos extraordinários, e isto foi mencionado na tradição judaica. Por exemplo há uma lenda que diz que quando Deus tomou a alma de Moisés com um beijo, o Bat Kal soou fora, acima do acampamento Israelita com o lamento: " Moisés está morto! Moisés está morto!" Também é reconhecido dando advertências ou anunciando juízos aos pecadores como registrado no livro de Daniel:

Dan 4:28-32 "Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor. Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia, falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer."

O Bat Kol tinha sido ouvido pelos Rabinos quando eles tiveram decisões muito importantes para tomar. O Talmude faz menção de vários momentos em que o Bat Kol se manifestou durante a grande assembléia conhecida como o Sinédrio.

Há muitas referências no Novo Testamento do Bat Kol com Jesus e seus apóstolos. João, que escreveu o Livro de Apocalipse disse:

Ap 1:10-18 " Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno."

O Bat Kol é representado na tradição judaica pelo símbolo de uma pomba.

Havia uma diferença entre o templo de Deus, que era a estrutura, e o templo de Deus que era o lugar da Sua habitação. Quando Jesus estava acusando as autoridades judaicas que Ele disse, "Fizestes da casa de meu Pai um Covil de ladrões" e dizendo " Meu Pai" eles souberam que Ele estava reivindicando autoridade Messiânica sobre o templo, e então disseram, " Que sinal nos mostras para fazeres isto?" e veja o que Ele disse:

Jo 2:19-21 " Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo."

Eles estavam olhando a estrutura física (Heb. Mikdash) do templo mas Ele disse, "Derrubai este templo", Ele usou a palavra hebraica 'Mishkan' que era a palavra usou no Antigo Testamento para a Presença que iluminou o Santo dos Santos no Yom Kippur, no tabernáculo ou no templo. Jesus disse: "Eu sou o templo (Mishkan) de Deus." Quando a glória (Heb. Sh'chinah) vinha como um tornado pelo telhado do Santo dos Santos ¸ e a sua Presença se manifestaria noPropiciatório, entre os querubins, depois que o sangue foi aspergido, era o mishkan. Aquela Presença era o que Jesus disse que habitava n'Ele. E Paul disse sobre a igreja, "Não sabeis vós que sois o templo (Mishkan) de Deus?" Nós, como o corpo de Cristo, temos a mesma Presença que habita dentro de nós. Deus não habita hoje em edifícios, mas dentro do seu povo. Romanos 10 diz que se você confessar com a sua boca que Jesus Cristo é Yaweh, e crê em seu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. É a partir desse ponto você se torna o Mishkan de Deus. Quando Deus disse "Faça santuário para que eu possa habitar entre eles" Ele disse literalmente "neles". A desejo de Deus sempre foi habitar dentro do seu povo (Jer. 31:31-33) e pôr o Seu Espírito em nós. Quando você recebe a Jesus você se torna o Mishkan de Deus.

É interessante notar que quando o povo de Israel tinha experimentado a glória do Senhor quando ela veio, o povo louvou o Senhor e sentiu a sua bondade e a sua misericórdia clemência:

2 Cr 7:2-3 "E os sacerdotesnão podiam entrar na casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a casa do SENHOR. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do SENHOR sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre."

A Presença do Senhor sempre é algo agradável e nunca algo para se ter medo para o crente em Cristo. Quando o Espírito desceu sobre o Senhor Jesus veio em forma de pomba, que era um símbolo de afeto e carícia para Israel. Quando Isaías viu o trono de Deus e o Rei dos reis em Sua glória (Is. 6) ele ficou atemorizado e esperou a morte, a qualquer instante, mas quando um sacrifício é feito e o sangue está presente, o amor e clemência do Senhor também estão presentes, e então, o povo de Deus é compelido a falar:


"Verdadeiramente o Senhor é bom, e o seu amor dura para sempre."

Um comentário:

  1. o termo shekhina não é biblico. é uma invenção dos rabinos...cuidado! Nada deve ser acrescentado nem subtraido. Além disso, a origem do termo remete a uma deusa cananéia. Acho bom buscar respaldo sobre isso porque muitos estão invocando a shekhina sem saber o que é e cometem pecado grave de idolatria, posto que só DEUS pode e deve ser invocado.
    abraço.

    ResponderExcluir